terça-feira, novembro 09, 2010

DE ONDE VIM???? PRA ONDE VOU????

Sem nada pra fazer, fui pesquisar um pouquinho mais sobre a origem de um dos meus sobrenomes...
FAMÍLIA BANDEIRA
Pois é pessoal, descobri que tenho um "quê" de nobreza no sangue...kkkk
Tenho sangue azul correndo nas veias, e além de tudo tenho antepassados de coragem e grandes feitos...
Um pouquinho da hitória pra vocês:


Descende esta família de Gonçalo Pires, que foi o primeiro a utilizar o Apelido Bandeira. Alguns genealogistas dizem ser da famílias dos Juzartes, que combateu em Toro (1476) como escudeiro de Gonçalo Vaz Pinto da casa do Infante D. João, depois Rei D. João II, e que na dita batalha recuperou a Bandeira Real, tomada por um cavaleiro inimigo. Este feito, aliado a outros serviços prestados na costa de Marrocos, valeu-lhe que o seu senhor, depois de subido ao trono, o elevasse à nobreza, dando-lhe a Carta de Brasão de Armas em 6 de Agosto de 1484 o nome “da Bandeira”, em comemoração do seu primeiro acto heróico. Tornou-se este Gonçalo Pires Juzarte da Bandeira, filho de Pedro Rodrigues Juzarte (nascido cerca de 1380), o qual foi Estribeiro do Infante D. Pedro, que foi Regente do Reino de Portugal e que era filho do Rei D. João I. Casou Pedro Rodrigues Juzarte com D. Catarina Anes da Veiga e Nápoles. Era neto paterno de Rodrigo Juzarte (o qual terá nascido por volta de 1360), Fidalgo honrado que viveu no tempo do Rei D. João I (o qual era filho do Conde Eli Juzarte ou Lizarte).

Brasão: De vermelho, uma bandeira quadrada de ouro, perfilada prata, carregada de um leão azul, armado e lampassado de vermelho, sendo a bandeira hasteada de ouro. Timbre: a bandeira do escudo.

Agora vocês sabem um pouquinho mais sobre mim...kkkkk

Bjus...Fran...


Nenhum comentário:

Postar um comentário